quinta-feira, janeiro 25, 2007

As bolinhas-de-queijo do meu tempo

As primeiras bolinhas-de-queijo que comi foram provavelmente as de uma festa cujo tema era a She-ra. Talvez antes. De lá pra cá parece que houve uma reviravolta no mundo: as festas não têm mais mesas cheias de brigadeiros e nem o Tio Tom para animar, não têm mais brindes dentro de copos enfeitados e algumas nem comida servem, quiçá bolinhas-de-queijo. As mudanças comportamentais e conceituais de festas eu posso entender e até aprovar afinal, existe música além do Trem da Alegria e drinks além da fanta laranja. Já o sumiço das bolinhas-de-queijo me deixa inconsolável.

Finda a era das festinhas infantis, bolinhas-de-queijo viraram artigo de luxo e bolinhas-de-queijo boas eram quase como achar água no deserto. Foram longos anos sem a convivência com essas pequenas delícias engorduradas, até que a adolescência veio e a W também. A W era uma boate que, se contemporânea, seria prima da Prelude. Eu não tinha ainda tanto escrúpulo assim pra sacar que a W era o ó. Já as bolinhas-de-queijo da W... Eu tolerei noites além do que eu seria capaz e tudo por causa dessa guloseima. Cheguei a ponto de entrar na W, achar um banquinho no segundo andar e gastar toda a minha consumação com elas. O melhor de tudo é que o prato era grande, generoso, eram dois ou três andares de bolinhas-de-queijo e eu as devorava sozinha enquanto meus amigos dançavam e conheciam gente que vivia num mundo bolinha-de-queijo-less. Eu os achava loucos. Eles me achavam um caso perdido. Como tudo o que é bom dura pouco, a W fechou e lá se foram as bolinhas-de-queijo mais deliciosas que já comi.

Anos depois, já refeita do luto, eu descobri que o Manuel e Joaquim fazia bolinhas-de-queijo quase tão boas quanto as da W. Elas vinham em menor quantidade, mas em compensação eu não tinha que aturar música alta e eventuais garotos pós-adolescentes me puxando pelo braço e, ainda, estava livre dos olhares reprovadores dos meus amigos que nunca entenderam o valor de uma boa bolinha-de-queijo. De lá pra cá o impensável aconteceu: o Manuel e Joaquim retirou as bolinhas-de-queijo do seu cardápio. Não houve qualquer satisfação ou comunicação prévia, um belo dia elas simplesmente deixaram de existir. Eu parei de freqüentar o local. Eu não poderia continuar sustentando um botequim excludente de bolinhas-de-queijo boas. Mais uma vez tive de me conformar que teria que viver num mundo sem bolinhas-de-queijo, embora dentro de mim eu ainda me perguntasse até quando isso seria possível.

Eis que o Jobi entrou na minha vida e as bolinhas-de-queijo voltaram. Confesso que as bolinhas do Jobi não são a nona maravilha do mundo (a oitava eram as bolinhas-de-queijo da W), mas num planeta onde a coisa é cada vez mais escassa, as que existem acabam ganhando mais status do que deveriam. É aquele velho ditado: em terra de cego quem tem um olho é rei. O Jobi é como um palácio para mim.

Eu tentei substituir bolinhas-de-queijo por bolinhos de aipim, de bacalhau, filé aperitivo, linguicinha e mais uma série de incontáveis petiscos que encontramos por aí mas o fato é que desde que as bolinhas caíram em desuso que eu nunca mais fui plenamente feliz num bar.

O que eu não consigo entender, meu deus!, é por que diabos o mundo quer se livrar dessa iguaria?

15 comentários:

Anônimo disse...

Peraí, Julieta, peraí - que injustiça: a W era muito melhor que a Prelude... Mas nada disso importará porquanto exista o Jobi, a resistência!, lá onde se abrigam, talvez um pouco mais suadas que o desejado, se me entende, as bolinhas-de-queijo do seu tempo!

Anônimo disse...

hahahahaha
e viva as bolinhas de queijo!

Anah disse...

nao acredito que vc lembra do tio tom! ele fazia uma passarela e mandava as meninas desfilarem. que ó meu deus.

Velma Kelly disse...

gente, eu tb gastava minha consumação com bolinhas de queijo da W. par, a gente é muito loser!!!!!

Anônimo disse...

Nao sendo a oitava maravilha do mundo, constou na nossa conta de sábado 8 porcoes, imagina se fosse.
Era saudade,né? Tá perdoado.

Julieta disse...

8 porções que foram confundidas com 17 porque alguém bebeu que não foi brincadeira... e o Jobi ainda tem um garçom que é A CARA do Saramago!!!

Anônimo disse...

O Paiva parece com o Saramago!? De fato: alguém bebeu que não foi brincadeira...

Anônimo disse...

Cara, eu AMO seu blog... Rio horrores e bolinha-de-queijo-less é a sua cara. Mesmo depois de anos, vc nunca deixou seu sufixo preferido de lado. Adoro. Queria muito ter outro blog.. Ando pensando nisso. Beijos!!

Anônimo disse...

As.festas de criança ainda são iguais Honey, só que você parou de ferquentá-las. Tem mesa com brigadeiro, tem copo enfeitados com brindes, musicas infantis, animador ao estilo do Tio Tom e bolinhas de queijo deliciosas. Na próxima que eu for, levo vc , ok ???
E caramba, depois desse texto, mta vontade de bolinhas de queijo..a Nina não sabe fazer não ???

Anônimo disse...

Meu comentário cheio de erros....sorry...teclado novo.

Anônimo disse...

Julinha, como você esqueceu as bolinhas-de-queijo-ou-talvez-fosse-outra-coisa da West Side?? Você ficou com vergonha de dizer que frequentava a West foi isso? hahaha
Agora escreve sobre o Ben que é muito melhor que bolinha-de-queijos!

Julieta disse...

hahahahahah o pior é que aquela comida de queijo da west podia ter sido uma bolinha-de-queijo muito boa e a gente nunca vai saber!

Anônimo disse...

Hehehe. 8, 17...tudo muito parecido.

Anônimo disse...

Hj dia 26 foi meu niver e teve bolinha de queijo, não tão gostosa qto as da infância nem qto as da W, mas deu pro gasto. Minha festa, apesar de ser de 25 anos, teve como tema a sininho. Lembro q qdo eu era pequena minha mãe comprava td da minha festa na Casa Mattos. Há 20 anos atrás minha festa foi da She-ra e teve o tio Larri (com suas massinhas) que cobrava em dolar pra terror da minha mãe. E a W era TDB!!! Noites e noites naquele 2 andar comendo bolinhas de queijo. As da Vogue e Mikonos tb eram boas. Vc lembra?
Bjos

Unknown disse...

ju!
bolinhas de queijo da academia da cachaça barram até a W!
confira!